Histórico da Escola


 
Escola Municipal Professora Dalila Ayres
   Diretora e Equipe Pedagógica.


HOMENAGEM

  
Dalila Ayres nascida em 1º de julho de 1901 na cidade de Castro, filha de Cyriaco Ayres de Aguiar e Rosalina Ayres. Solteira com seis irmãos, formada professora na Escola Normal de Curitiba, lecionou trinta e cinco anos no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado em Castro, depois de aposentada continuou lecionando em casa até a idade de mais ou menos setenta anos. Morava com ela: sua mãe, uma sobrinha e a professora Matilde Bayer. Sua mãe faleceu, sua sobrinha casou, ficando ela com a amiga. Anos depois faleceu Matilde Bayer em 15 de fevereiro de 1978, ficando só, causava preocupação a sua sobrinha Haydée que morava em Ponta Grossa. Levando-a para morar com ela. Infelizmente não se acostumou sair da terra natal, vindo a falecer três anos depois em 20 de outubro de 1987, sendo seu corpo transladado para o Cemitério de Castro.


LOCALIZAÇÃO

Rua Eduardo José de Quadros nº 300 – Vila Rio Branco. Pontos de referência: N – Rua Eduardo José de Quadros; L: Rua Helvina Carneiro de Mello; O: Rua Otávio Paes de Almeida; S: Rua Félix Tadeu Meyer.




ATENDIMENTO

A Escola atende a 640 alunos.



FUNCIONÁRIOS

Diretora, 3 Coordenadoras Pedagógicas, 24 Professores, 2 Cozinheiras, 2 Auxiliares de Cozinha, 6 Auxiliares de Serviços Gerais, 1 Agente Administrativo, 1 Secretária e 1 Estagiária.




ESTRUTURA FÍSICA

13 Salas de Aula; Biblioteca; Sala dos Professores; Sala de Planejamento; Sala de Direção e Coordenação; Secretaria; Refeitório; Cozinha; Banheiros; Quadra Aberta; Parquinho; Espaço Aberto;


MISSÃO

A primeira missão da escola é formar as crianças para o amor ao conhecimento, levando o aluno a participar coletivamente da construção desse mundo solidário, um mundo que pode receber muitos nomes, mas que a gente, sem precisar nomeá-lo, já o vê como um mundo mais cheio de alegria, de amor, de vontade de viver. A escola tem por obrigação fazer com que seus alunos sejam felizes. Para isso, é necessário que o conhecimento seja transmitido de forma ativa e prazerosa. Oferecendo um ensino de qualidade e propiciando condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida.
E é mudando o presente que a gente fabrica o futuro: por isso então, a história é possibilidade e não determinação.
Compreender é pensar e agir com flexibilidade em qualquer circunstância a a partir do que se sabe a respeito de algo . Ensinar para a compreensão requer uma nova organização das salas de aula e das escola para que comportem diferentes modos de ensinar.”(Paula Pogre)


OBJETIVO
Tornar a Escola cada vez mais atrativa e aberta à comunidade, resgatando a sua importância quanto lugar onde acontece a ação educativa para a efetivação da cidadania plena, priorizando a qualidade do ensino-aprendizagem.


Vídeo demonstrativo: