Atividades Proinfo

Aulas com o uso da Informática

Objetivos gerais:
- Propocionar a inclusão digital;
- Utilizar recursos tecnológicos;
- Enfrentar novas situações com segurança;

1º Ano A e 1º Ano C - Professora Ieda, 1º Ano B, 1º Ano D - Professora Angelita M.


Objetivos:


- Identificar letras e números;
- Desenvolver a leitura e a escrita de palavras;
- Desenvolver a atenção a concentração e a percepção visual;
Site:
- TV Cultura, Cocoricó: http://www.tvcultura.com.br/cocorico/jogos/21762
- Jogo das Letras e Números



2º Ano A e 2º Ano C - Profª Patrícia, 2º Ano B - Profª Málaga, 2º Ano D - Profª Luciana

Objetivos:
- Identificar as formas geométricas;
- Reconhecer as figuras geométricas no cotidiano.

- Estimular a memorização;
Sites:
- Webquest;
- http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/
Jogo:




- Submarino: Pilotar o submarino e pegar as formas geométricas no fundo do mar.

3º Ano A - Profª Melissa, 3º Ano C - Profª Eliane C.
Objetivos:
- Enfrentar novas situações com segurança;
- Desenvolver o raciocínio lógico, agilidade, atenção e concentração;

- Empregar conhecimentos sobre reciclagem;
Site:
- http://sitio.globo.com/Sitiodopicapauamarelo/upload/emilia.html
- http://sitio.globo.com/Sitiodopicapauamarelo/upload/jogorabico.html
Jogos:
-  Desafio da Emília.
- Separando o lixo com o Rabicó.

3º Ano D - Profª Maria da Luz
Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico, o calculo mental;
- Reconhecer e aplicar as tabuadas em jogos, no seu dia a dia;

4º Ano A e 4º Ano C - Profª Zélia
Objetivos:
- Estimular a leitura, a escrita, assim como a criatividade em usar as ferramentas disponíveis para produzir uma história em quadrinhos.
Programa:
- HagáQuê;



4º Ano D - Profª Raquel
Objetivos:
- Desenvolver o cálculo mental e raciocínio lógico;
- Desenvolver a memorização;
Atividade:
- Labirinto da Tabuada;
Site:
- http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swf
Obs: Todos os alunos gostaram da atividade, pois acharam diferente e criativo.

5º Ano A e 5º Ano C - Profº Elias
Pequisa: Animais herbívoros e carnívoros.
Objetivo:
- Reconhecer e saber classificar os animais de acordo com sua alimentação;
- Reconhecer os diferentes modos de locomoção e cobertura do corpo das várias espécies;

Pesquisa: Efeito estufa


Objetivo:
- Saber as principais causas que acontece o efeito estufa, como contribuir para que o problema não se agrave, os cuidados que devemos ter, os problemas que isto pode causar ao ambiente e aos seres vivos.
Site:
- www.google.com.br

_________________________________________________________________________

Hora Atividade
Hora Atividade de 19/09 a 23/09/2011
Pesquisar:
- Webquest (www.webquestbrasil.org)
- Plano de Aula que possa ser aplicado em sala, durante a semana
- Sugestões para a Parada Pedagógica


___________________________________________________________________________
Ocupando os Espaços de Pesquisa na Comunidade”

“ Pensemos no “conhecimento” não só como um mecanismo de compreensão e transformação do mundo, mas também como uma necessidade para a ação e, ainda, como elemento de libertação”.
LUCKESI


Ocupando os Espaços de Pesquisa na Comunidade.
Turmas: 5º Anos A,B e C

Objetivos:
  • Levar o aluno a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  • Compreender a importância da pesquisa dentro e fora da sala de aula;
  • Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso os diferentes tipos de pesquisas;
  • Desenvolver a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação;
  • Saber utilizar as diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades.
  • Saber realizar uma pesquisa com autonomia e confiança.

Justificativa
O termo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade, investigação, inquirição”. Além disso, também significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento”. Essas definições ajudam a compreender a pesquisa como uma ação de conhecimento da realidade, um processo de investigação minucioso e sistemático para conhecer a realidade, seja ela natural ou social. O importante aqui é compreender a pesquisa como um processo de produção de conhecimentos para compreensão de uma dada realidade, isto é, conhecimentos que auxiliem na interpretação da realidade.
A pesquisa é um mecanismo de compreensão do mundo, o conhecimento é uma necessidade para a ação. Além de diferenciar os sujeitos de outras espécies, pela possibilidade de compreender o mundo através do pensamento, o conhecimento fundamenta a ação sobre o mundo, isto é, apresenta-se como uma necessidade para dar a intencionalidade às ações humanas. Se a ação humana sobre o mundo e as coisas é uma ação intencional, dirigir conscientemente a ação significa conhecer, compreender seus múltiplos aspectos.
O conhecimento “ilumina” a ação humana sobre o mundo e as coisas, é a luz do caminho a ser percorrido. Se é parte da essência humana agir e sentir pensando e compreendendo, é impossível nos relacionarmos com o mundo sem um “ajuste” cognitivo sobre a realidade que nos cerca, isto é, não conseguimos viver sem compreender o mundo que nos rodeia. Esse “ajuste cognitivo” é a busca do conhecimento, dos instrumentos necessários para iluminar nossas ações, para nos dar segurança, compreendendo o caminho, no caminhar. Então nós enquanto escola queremos despertar em nossos alunos a noção de que pesquisar, criar, inovar e buscar o aperfeiçoamento com a independência necessária é de extrema importância, pois se eles estiverem orientados no caminho do conhecimento, estimulados a raciocinar e resolver questões com o máximo de autonomia, serão capazes de fazer a diferença no mundo que o cercam. Interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento, são fundamentais nessa fase de descobertas, pois os alunos necessitam estar atentos a mudanças e exigências da atualidade. Para tanto desejamos formá-los como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença em suas vidas adultas e no mundo.


Baixe aqui o conteúdo completo!___________________________________________________________________________
Webquest
- Introdução
     A leitura é  um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um prpósito ou uma finalidade, o escrito transmite uma mensagem uma informação com significados.
     Nesta modalidade, a proposta é cada criança leia sozinha em casa, um determinado texto, o qual poderá tomar emprestado da biblioteca da escola, adquirindo assim o hábito da leitura.
- Tarefas
Para realizar a tarefa você precisa realizar alguns passos

1) Pesquisar sobre a leitura e sua função social
2) Visitar a biblioteca da escola e selecionar os livros para leitura.
3)Deixar claro para os alunos o objetivo da leitura e realizar a mobilização.

Aprofundamento e produção a partir da leitura.

*Exploração da leitura, em sala de aula, através de um seminário em que explora fundamentalmente a opinião dos alunos sobre os livros.
*Elaborar cartazes com informações do livro lido e porque sugere a outros para lerem tal obra.
*Dramatizações em grupo do livro que leu.
*Exposição de cartazes sobre os livros.
*Elaborar resenha/ficha de leitura referente ao livro.
*Elaboração de mapa conceitual.

- Processo
- Etapas a serem percorridas para elaboração do trabalho:
*Acesse o endereço http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm.%28informativo sobre a importância da leitura).
*Acesse o endereço http://divertudo.com.br/dicadoleitor2.htm%28dicas de leitura).
*Acesse o endereço http://www.lidialindislay.blogspot.com%28resumo/ do livro Alfabetização e Linguística - Luiz Carlos Cagliari).
*Converse com  Elizabeth Baldi sobre Leitura nas séries iniciais email:bethescolaprojeto@terra.com.br.
- Sugestões de Leitura:
*Estratégias de Leitura.
*Alfabetização e Linguística. Luiz Carlos Cagliari
*Leitura nas série iniciais uma proposta para formação de leitores de literatura. Elizabeth Baldi

- Avaliação
A avaliaçõa requer uma atitude de reflexão sobre a atividade desenvolvida. Então juntamente com os alunos
escolha uma das opções: MUITO BOA, BOA, RAZOÁVEL e FRACA. Depois justifique:
-Participação individual.
-Disponibilidade de livros na Biblioteca.
-Cooperação com o grupo.
-Organização do Cartaz.
-Comunicação Oral, etc...

- Conclusão
É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leitura com eles e oferecer-lhes experiências de fruição, para que descubram os encantos
da literatura como uma forma de arte que possibilita conhecerem melhor a si mesmos, ao mundo e aos que o cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.

Boas leituras!
 ___________________________________________________________________________
Tecnologias na Escola
Tecnologias existentes na Escola:
      Ábaco
      Caixa e mesa de som
      Carimbos
      Cartazes com conteúdo e de propagandas
      Computadores e impressoras
 







Encartes
Filmes, reportagens
Fotos
Gibis,revistas. jornais
Jogos
Livros
Material Dourado
Murais/painéis
Músicas
Panfletos
Placas
Projeto de mídias
Quadro de giz
Rádio
Revista
Rótulos
Teatro
TV e DVD
Equipe: Ana Paula, Rossana, Silmara, Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário